Rádio Nova Era | Música sem parar!

FORNOVA MELHORES DO ANO
27 DE ABRIL
EXPONOR

Com produção da Rádio Nova Era, os Melhores Do Ano são única entrega anual de prémios de música do país.
O regresso está já marcado para o próximo dia 27 de abril de 2019, na Exponor – Feira Internacional do Porto.
Como é regra desde há 20 anos, voltamos a reunir os grandes nomes da música nacional e internacional.

Depois do “upgrade” feito há um ano com a mudança para a Exponor, os Fornova Melhores do Ano voltam a ter lugar no recinto da Feira Internacional do Porto.
A localização estratégica, pelos inúmeros acessos de que beneficia, e a grande capacidade de lotação são argumentos fortíssimos da Exponor.


LINE UP

After Party

BLASTERJAXX

Os Blasterjaxx são uma dupla holandesa de DJs formada por Thom Jongkind e Idir Makhlaf. Desde 2013 que integram o Top 100 DJs da DJ Mag. Em 2018 ficaram na 37.ª posição. Têm sido presença habitual nos maiores palcos mundiais, de festivais como Tomorrowland e Mysteryland, com sets enérgicos e que prendem o público desde o primeiro momento. Em 2016, os Blasterjaxx estiveram em Portugal pela mão da Nova Era, na maior Beach Party da Europa.

Na produção, os Blasterjaxx têm lançado vários singles de sucesso, através da sua própria editora, Maxximize Records. Em 2018 lançaram também uma colaboração com Hardwell, no single ‘Bigroom Never Dies’, lançado pela Revealed Recordings. Em 2019, deverão lançar o seu primeiro álbum, ano em que farão a sua estreia nos Fornova Melhores do Ano da Nova Era.

After Party

CARNAGE

Conhecido pelo sua sonoridade trap e progressiva, Carnage tem vindo a marcar presença nos principais festivais de EDM mundiais, como o Ultra, EDC e Tomorrowland.
Pela mão da Rádio Nova Era, esteve na maior Beach Party da Europa, nas suas edições de 2017 e 2018, onde protagonizou grandes atuações e conquistou o público.
Em 2018, “El Papi Gordo” editou o álbum “Battered Bruised & Bloody” pela sua própria editora, a Heavyweight Records, com colaborações dos Migos e Lil B, entre outros.
Ao lançamento do álbum, seguiu-se uma digressão pelos Estados Unidos e Europa.
Carnage apresentou ainda o single “El Diablo (feat. Sludge), em mais um grande lançamento pela sua Heavyweight.

After Party

CLUB BANDITZ

Esta dupla de Dj’s nacional, formada por Gonçalo Julião e João Coelho, é já bem conhecida do público da Nova Era: nos últimos anos já marcaram presença nos Melhores do Ano e na maior Beach Party da Europa.
Regressam em 2019 aos “Fornova Melhores do Ano”, depois de mais um ano em que continuaram a pisar alguns dos melhores palcos mundiais, numa carreira cada vez mais internacional. Exemplo disso foi a digressão pela India que marcou o final de 2018.
Na sua carreira, os Club Banditz contam já também com atuações no Main Stage do festival MEO Sudoeste e nos norte-americanos Sun City Music Festival e Something Wonderful Festival.
Um dos seus mais recentes singles é “2K People”, uma colaboração com os Kevu.

BÁRBARA BANDEIRA

Quando se diz que Bárbara Bandeira é uma das principais promessas da música portuguesa, não se está a exagerar. Ficam os dados: em 2018, Bárbara Bandeira ultrapassou os 20 milhões de plays em streaming e vídeo, arrecadou o Globo de Ouro na categoria de “Revelação do Ano”, lançou o EP de estreia “Cartas” (um dos discos mais vendidos do Verão) e percorreu o país para atuar nos principais palcos, conquistando milhares de novos fãs. O EP “Cartas” deu-nos o single “Friendzone”, com 3 milhões de visualizações, e o single “A Última Carta”, um sucesso que foi mesmo além das 8 milhões de visualizações. Em 2019, Bárbara bandeira vai lançar o seu primeiro longa duração, apresentado pelo single “Como eu”. Com estas novidades na bagagem, a jovem cantora vai regressar aos Fornova Melhores do Ano da Nova Era, no dia 27 de abril – como já acontecera na última edição, a acompanhar os Karetus no tema “One Nation”, num dos grandes momentos dessa noite.

BISPO

O rapper Bispo é um dos principais representantes da nova escola da Linha de Sintra.
No final de 2015, lançou o seu primeiro álbum, “Desde a Origem”, que sucedeu ao EP “Bispoterapia”. O 1.º single foi “Olho Gordo”, que contou com a produção de Spliff.
“Desde a Origem” incluiu 12 novos temas, com vários produtores reconhecidos da nova escola, como Sam The Kid, Holly, Spliff, Fumaxa e Last Hope.
Em 2018 lançou o novo single “Nós 2” (feat. Deezy) que atingiu a marca de Ouro e já ultrapassou 11 milhões de visualizações no YouTube. O single fará parte do novo trabalho do rapper, a ser editado brevemente.
2018 foi o ano de estreia de Bispo nos Fornova Melhores do Ano da Nova Era, evento ao qual irá regressar em 2019.

BLAYA

Blaya tornou-se conhecida do grande público com os Buraka Som Sistema, com quem esteve entre 2006 e 2016, atuando em alguns dos grandes festivais mundiais, como o Coachella, I Love Techno e MEO Sudoeste, entre outros.
O seu primeiro EP a solo, homónimo, foi lançado em 2013, incluindo a faixa “Superfresh”, em cujo videoclipe participaram Agir, DJ Cruzfader e V Unik. O seu grande sucesso a solo foi lançado em março de 2018, intitulado “Faz Gostoso”, em que Blaya canta com sotaque brasileiro. O videoclipe de “Faz Gostoso” já ultrapassou as 25 milhões de visualizações. Em setembro, Blaya lançou simultaneamente os singles “Má Vida” e “Vem na Vibe”. Em outubro, foi nomeada para o prémio “Best Portuguese Act”, dos MTV Europe Music Awards 2018, mas nem só de música se tem feito o sucesso de Blaya. Em julho deste ano lançou um livro de contos eróticos dirigido ao público feminino, com o nome de “Mulheres, Sexo e Manias”.

BOSS AC

Em 2018 Boss AC regressou aos álbuns, com a edição de “A Vida Continua…”, o seu primeiro álbum em 6 anos, sucedendo a “AC Para os Amigos” , lançado em 2012.
Antes, saiu o EP “Patrão”, lançado em 2017, que incluiu o sucesso “Queque Foi”, cujo vídeo conta com mais de 1,7 milhões de visualizações no YouTube.
“A Vida Continua…” foi apresentado pelo single “Por Favor (Diz-Me)”, com a participação especial de Matay.
O novo álbum de Boss AC conta com muitos convidados: Black Company, DJ Ride, as vozes de Matay, Ella Nor e Supa Squad, Ferro Gaita e os scratches do malogrado DJ Bernas.
“A Vida Continua…” marca um regresso às origens de Boss AC, ao ritmo do melhor hip hop dos anos 90, sem descurar as inevitáveis referências à música cabo-verdiana.
É com álbum novo que Boss AC marcará presença nos Fornova Melhores do Ano da Nova Era 2019.

DAVID CARREIRA

Considerado um dos melhores talentos da sua geração, David Carreira lançou no final de 2018 o seu mais recente álbum de originais, intitulado “7”, e que chegou à liderança do top nacional de vendas. Este álbum inclui 11 músicas e muitas colaborações, como Deejay Télio, Inês Herédia e a irmã de David, Sara C., numa estreia em dueto. É apresentado pelo single “Cuido de Você (feat. Kell Smith).
David Carreira tem-se também destacado nos concertos ao vivo. Exemplo disso foi a “3 Tour”, em 2016 – ano em que foi eleito pela MTV como como Best Portuguese Act – e a digressão que se lhe seguiu, a “3 World Tour”, em 2017, merecendo os aplausos do público, tanto em Portugal como no estrangeiro
O cantor possui dupla carreira em Portugal e França, onde os seus vídeos batem recordes de visualizações. É o caso do videoclip de “O Problema É Que Ela É Linda ft. Deejay Télio, Mc Zuka)”, um dos temas do novo álbum, que já ultrapassou 11 milhões de visualizações.
Em 2019, David Carreira estreia-se no palco dos “Fornova Melhores do Ano da Nova Era”.

DEALEMA

Dj Guze, Expeão, Fuse, Maze e Mundo formam os Dealema, um dos mais antigos grupos de hip hop português, que mantém a sua formação original. Foi em 1996 que surgiram os Dealema, reunindo elementos do Porto e Gaia. Desde então, o grupo consolidou uma base numerosa e fiel de fãs, não apenas em Portugal, mas em outros países de língua oficial portuguesa. Ao longo da sua carreira, os Dealema lançaram 6 álbuns, começando com “Expresso no Submundo”, lançado em 1996, e culminando no “Alvorada da Alma”, de 2013. Em 2016, os Dealema assinalaram 20 anos de carreira. Atualmente, o grupo está em estúdio a trabalhar em novos temas, o que sugere um regresso mais do que esperado.

DIOGO PIÇARRA

Diogo Piçarra é, atualmente, um dos nomes maiores da música portuguesa.
Em 2018, prosseguiu com a sua muito bem sucedida digressão de “do=s”, de promoção do seu segundo álbum, que somou mais de 140 concertos, pisando pela primeira vez os palcos dos Coliseus do Porto e Lisboa, em dois concertos esgotados, e o palco principal do Meo Sudoeste.
Também em 2018, lançou de surpresa o EP “Abrigo”. Pela primeira vez, Diogo Piçarra foi inteiramente responsável por uma edição, tendo produzido na integra todos os temas que compõem este EP, “Abrigo”. As três músicas, “Era Uma Vez”, “Abrigo” e “Paraíso”, foram também escritas, compostas e tocadas pelo próprio.
Diogo Piçarra editou ainda a Revista/DVD “Coliseus”, que se manteve no 1.º lugar do top de vendas durante três semanas consecutivas. “Coliseus” reúne, num formato revista de 100 páginas com fotografias inéditas, o DVD do concerto histórico gravado no Coliseu de Lisboa, em outubro de 2017, o EP “Abrigo”, editado pela primeira vez em CD e dois vídeos inéditos, gravados para a MTV Portugal, a propósito da nomeação para os MTV Awards 2018, que Diogo Piçarra venceu na categoria “Best Portuguese Act”.
Para este ano, anunciou a “Abrigo: Tour 2019”. Esta será a primeira vez que se apresenta num formato intimista, o que permitirá uma maior proximidade com o público. Várias datas esgotaram menos de um mês após o anúncio da digressão.
No dia 27 de abril, Diogo Piçarra regressa a um evento que conhece bem: os “Fornova Melhores do Ano da Nova Era”!

FERNANDO DANIEL

Fernando Daniel tornou-se conhecido do grande público ao vencer a 4.ª edição do “The Voice Portugal” em 2016.
Em 2017 chegou à final do Festival RTP da Canção, onde alcançou o 5.º lugar com tema “Poema a Dois”, composto por Henrique Feist.
Também em 2017, o cantor lançou o seu primeiro single, “Espera”, que fez parte da banda sonora da telenovela “A Herdeira” e apresentou o seu primeiro álbum, “Salto”, editado em 2018. O videoclipe de “Espera” já ultrapassou 19 milhões de visualizações no Vevo.
Seguiram-se os singles “Nada Mais” e “Mágoa”. “Voltas”, o seu mais recente single, foi lançado no final de 2018 e conta com mais de 6 milhões de views.
Fernando Daniel é um dos nomes em estreia na edição 2019 dos Fornova Melhores do Ano da Nova Era.

HOLLY HOOD

O interesse de Holly Hood pelo hip hop acompanha-o desde sempre. Tinha 11 anos quando começou a fazer as suas primeiras rimas.
Começou por participar nas mixtapes de Regula, uma das suas maiores referências do rap da sua zona, a Linha da Azambuja, e colaborou também com Xeg, Skunk e DJ Cruzfader. Mais tarde, começou a acompanhar Regula em palco, em dezenas de concertos por ano, espalhados por todo o país.
Em 2016, Holly Hood avançou com o seu primeiro tema a solo, “Qualquer Boda”. Seguiram-se os singles “Cobras e Ratazanas” e “Fácil”— os maiores sucessos de “O Dread Que Matou Golias”, a primeira parte do seu álbum, que é uma trilogia. Holly Hood iniciou a partir daí um percurso que o levou a vários palcos memoráveis, como MEO Sudoeste, Lux Frágil e, em 2018, o Sumol Summer Fest.
Da segunda parte do seu disco, “Sangue Ruim”, já foram divulgados os singles “Ignorante”, “Cala a Boca” e o mais recente “Miúda” que é uma heart break song e cujo videoclipe, publicado em 2 de outubro, conta já com 2 milhões e 800 mil visualizações.

JIMMY P

Jimmy P regressa em 2019 aos “Melhores do Ano”, um evento onde tem sido presença habitual e no qual foi já antes nomeado e vencedor.
No final de 2018 lançou o novo single “Ano Novo”, com a participação de Deejay Telio. que produz o tema em parceria com o produtor SuaveYouKnow e também canta no refrão.
Já com um videoclip oficial, da autoria de T-Zimmermann, este é o tema de avanço do novo disco de originais do artista, “ABENSONHADO”, a ser editado no próximo mês de abril.
O novo álbum contará com uma grande variedade de sonoridades, convidados e participações muito especiais.

KAPPA JOTTA

Kappa Jotta começou a sua caminhada no hip-hop em 2004, com apenas 14 anos. Com Mnémiko e Arma Vokal, foi pioneiro ao formar um grupo de rap da Linha de Cascais “Guerrilha Urbana”, que surgiu em 2006. A primeira mixtape a solo chegou em 2010, intitulada “Violência Musical”. Em 2013, é lançado o EP “Joker”, um registo reuniu Kappa Jotta, Lhast, Khapo e Dj Big, alcançando um grande sucesso junto do público do hip-hop português. Em 2014 Kappa ganhou o prémio de “Artista Revelação” atribuído pelo HipHopWeb. O seu primeiro disco, “Vírus”, chegou em 2015 e contou com as participações de Carolina Deslandes, Bispo, Lhast, Jackpot BCV, João Tamura, Khapo, Dj BIG e Charlie Beats, entre outros. Dois anos depois, foi a altura de editar o segundo álbum, intitulado “Ligação”. E no final do último ano, o rapper lançou o single “Tribo”, mais um tema que coloca Kappa Jotta no topo das apostas musicais para o ano de 2019. Sendo assim, a sua verve vai até à cidade invicta, no dia 27 de abril, para mais uma noite produzida pela Rádio Nova Era.

PIRUKA

O rapper Piruka tem sido presença habitual nos Melhores do Ano da Nova Era, tendo participado nas edições de 2017 e 2018 e protagonizado das atuações mais aplaudidas pelo público. O seu álbum de estreia “A Clara”, apresentado pelo single “Ca Bu Fla Ma Nau (feat. Mota Jr)” foi lançado em 2017.
Piruka conta com mais de 75 mil seguidores no Facebook, 134 mil no Twitter, 328 mil no Instagram e mais de 475 mil subscritores no YouTube.
Os videoclipes de Piruka têm sido dos mais visualizados entre artistas nacionais: os vídeos de “Salto Alto (Prod. Andrezo)” e “Se Eu Não Acordar Amanhã” ultrapassaram as 20 milhões de visualizações.
Em 2019, Piruka irá lançar um novo álbum.

PUTZGRILLA

Em 2018, os Putzgrilla lançaram o seu primeiro álbum “Favela Rave”, depois de vários singles editados, como “Avacalhar” e “Vaga(Bunda)”, e de milhões de visualizações e streamings. O primeiro single retirado do novo álbum contou a participação de 9 Miller e intitula-se “Papi”. No single mais recente, “Party Up”, participa Anthony B. Os Putzgrilla, formados por Hugo Rizzo, Rui Martins, Miguel Lamelas e Carla Maximum, tornaram-se bem conhecidos em todo o País, onde já atuaram em muitos eventos e festivais, como o MEO Sudoeste. As suas atuações são enérgicas, à semelhança das suas músicas, sinónimo de dança e festa.

SUPASQUAD

Mr. Marley e Zacky Man formam os Supasquad, dupla cabo-verdiana de dancehall que surgiu em 2011, no Porto. A sua sonoridade caracteriza-se pela fusão de new roots, reggae e o dancehall, uma atmosfera à qual aliam performances enérgicas e um estilo performativo único. Um dos seus grandes sucessos foi “Squeeze Me”, lançado em 2016, juntamento com os Putzgrilla e Virgul, que ultrapassou 3 milhões e 500 mil visualizações. Em 2018, os Supa Squad lançaram o seu primeiro single em português, “Manda Vir”, o primeiro avanço do EP “Tudo Nosso”. Em 2019, farão a sua estreia nos Fornova Melhores do Ano da Nova Era, com a boa onda de sempre e uma enorme vontade de fazer mexer a audiência.

VIRGUL

Virgul estreou-se solo em 2016, depois da carreira com os Da Weasel e os Nu Soul Family. O seu primeiro tema a solo foi “I Need This Girl”, escrito em conjunto com Carlão, seu antigo colega nos Da Weasel. O segundo single foi a canção “Só Eu Sei”, cujo videoclipe já ultrapassou as 14 milhões de visualizações no YouTube.
Em 2017, saiu o álbum de estreia de Virgul, “Saber Aceitar”, que lhe valeu nesse ano a nomeação para a categoria Best Portuguese Act dos MTV European Music Awards.
Já em 2018, lançou o single “Nina”, o quarto single de “Saber Aceitar”, sucedendo aos êxitos “Rainha”, “Só Eu Sei” e “I Need This Girl”.

Os bilhetes para os Fornova Melhores do Ano – Nova Era 2019 estão à venda – 17€ – na Ticketline, Blueticket e locais habituais.
Aproveita o pacote 2 em 1 (Bilhete + Alojamento) na Festicket.